quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Evolução da ciência

Desde os primórdios da sua existência que o Homem se questiona sobre tudo o que o odeia.Os antigos gregos foram os primeiros a tentar explicar fenómenos naturais sem recorrerem a causas subernaturais.

Os astrónomos sa Antiguidade (do Egipto, da Babilónia, da Grécia e da China) chegarm mesmo a rever eclipses e a elaborar mapas de estrelas baseados em observações realizadas a olhho nu.

Na altura, não era possível compreender verdadeiramente que o planeta terra era um corpo celeste tal como qualquer outro planeta do universo.

Muitas questões surgiram, frequentemente, como, por exemplo:

-Qual a forma da Terra?

-Qual a organização do universo?

-Onde se encontra o centro do Universo?

Deste a antiguidade, à medida que o pensamento científico foi evoluindo, as respostas a estas e outras questões têm vindo a modificar-se.


Principais Astrónomos

-Aristóteles-(384 a.C.),filósofo grego. Defendia que a Terra era redonda e o Centro do Universo.

-Aristarco de samos-(310-230 a.C.), astrónomo grego.Para além de ser o primeiro a formular a teoria segundo a qual o Sol é o centro do Universo, referiu também a existência da translação em seu redor e propôs que o movimento das estrelas se devia à rotação da Terra.

-Hiparco-(194-120 a.c),astrónomo e matemático grego. Compilou tabelas de grande precisão do movimento da Lua e do Sol e "demonstrou" que a Terra estava no centro do Universo.

-Leonardo Da Vinci-(1452-1519),arquitecto, pintor, e ciêntista italiano.Sugeriu a imobilidade do Sol. Desta forma, começou a retirar o Homem do centro Universo.

-Tyho Brahe-(1546-1601),Astrónomo dinamarquês. Elaborou os primeiros mapas sistemáticos das estrelas, mediante observações directas.

-Johannes Kepler-(1571-1630),astrónomo alemão formolouleis que regem o movimento planetário. Verificou que os planetas descrevem eclipses em redor do Sol e que as velocidades dos planetas são proporcionais à distância média que o separa do Sol.

-Isaac Newton-(1642-1727),Físico e matemático inglês. Afirmou que cada corpo do Universo exercia uma atracção gravitacional sobre os outros corpos. Inventou o primeiro telescópio reflector que utilizava um sistema de espelhos para focalizar a luz recebida.

-Albert Einstein- (1879-1955), Físico alemão. Elaborou a teoria da relatividade e com ela alterou-se a visão do Homem em relação ao Universo.

-Georges Lemaître-(1894-1966),astrónomo e matemático belga. Formulou a Teoria do Big Bang para explicar a expanção do Universo.